Estância do Sossego - Crédito Gustavo Rafael Divulgação
Entre as atividades da propriedade de Uruguaiana (RS) estão técnicas de fertilização, remates e vitivinicultura Mais um tradicional criatório gaúcho fará parte da gira técnica que irá preceder o 9º Congresso Mundial Braford, que ocorrerá de 28 de abril a 4 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento terá palestras, exposições de animais, além de momentos de confraternização. Uma das propriedades que fará parte do circuito da gira técnica do Mundial Braford é a Estância do Sossego, propriedade que cria Braford desde 2002, e que tem a frente a criadora Ana Maria Ormazabal Moura.
O administrador da Estância do Sossego, Luciano Dornelles, destaca a variedade de atividades relativas à criação de Braford na propriedade que serão mostradas na gira técnica de 29 de abril. “Nós vamos mostrar novilhas de dois anos e meio prenhas, vacas com cria, vamos mostrar terneiras de ano, vamos mostrar tourinhos de sobreano e vacas de Transferência de Embriões (TE) com cria em pé”, detalha. Em relação à genética, Luciano ressalta ainda terneiros ao pé, oriundos de embriões de Fertilização in Vitro (FIV). Outra técnica utilizada na Estância Sossego é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que promove a sincronização da ovulação das fêmeas ovinas. “Temos o ciclo completo, vendemos o animal gordo no final e promovemos remates durante o ano”, informa.
Dornelles enfatiza que a estância conta também com Grandes Campeãs de Expointer e de Nacional. “Temos várias doadoras importantes, campeãs, filhas de campeãs, de Grandes Campeãs, terneiros filhos e animais filhos de touros importantes que tivemos durante todos esses anos”, detalha. A Estância do Sossego é uma propriedade basicamente pecuária onde o rebanho é praticamente todo ele Braford. A propriedade lida também com pastagens e ainda pratica a vitivinicultura. “Temos um vinhedo dentro da propriedade, onde produzimos uvas e vinhos”, revela.
A programação na Sossego contará também com palestra de Júlio Barcellos, coordenador do NESPro e professor titular da Ufrgs. Ele vai abordar o tema "A resiliência dos sistemas de produção frente às mudanças do ambiente os biótipos raciais". A gira técnica e o Congresso são organizados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Em paralelo ao Mundial Braford, em Esteio, ocorrerá também a 18ª Exposição Nacional da raça Hereford.
Foto: Gustavo Rafael/Divulgação Texto: Artur Chagas/AgroEffective -- |
0 Comentários