ABCCC: Tricampeonato marca Grande Final do Crioulaço

 

Foto: Marcia Retratos / Divulgação

A Grande Final Nacional de Laço terminou com tricampeonato neste sábado (22/03), na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS). Depois de 24 voltas em uma pista pesada, uma armada perfeita deu a vitória no Laço Criador Individual a Vinícius Porto, montando Boneco da Maria Castelhana (box 27). 


Representando a Cabanha da Maria Castelhana, de Aceguá (RS), o estudante de Medicina Veterinária tem apenas 20 anos, mas carrega a experiência de quem começou a laçar aos cinco. A primeira vitória do Crioulaço veio com apenas 13 anos, em 2018. Em 2020, Vinicius Porto venceu novamente e voltou neste final de semana para levar o prêmio máximo da Força A, uma das mais disputada da prova.  O Crioulaço contou com 302 inscritos que se enfrentaram em diferentes categorias em modalidades individuais e em duplas.  Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 127 mil em prêmios.

Acompanhado de uma torcida de peso que vibrou com a vitória, Vinícius Porto garante: a premiação é dedicada ao pai, o criador Luís Antônio Porto, que trabalha com a raça desde 2010. “Eu laço por causa dele e dedico essa vitória a ele”, disse, comemorando ao lado dos pais, da irmã, da namorada e de amigos. Mas a premiação não veio sem esforço. Apesar da estrutura impecável e de um gado muito bom, Porto garante que foi uma final difícil. “Eu vi que ia dar bastante voltas. Cada vez aumenta mais o número de competidores. Hoje, o nível está altíssimo”, frisou, ao garantir que o resultado é fruto de foco e determinação.  Apaixonado pela raça Crioula, ele não abre mão de frequentar rodeios no final de semana e ainda tem alguns sonhos à vista, como participar da Copa Mundial do Laço, em Vacaria (RS), e da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars).

O sábado foi de calor e pista animada na Arena do Cavalo Crioulo com reforço da locução de um time de feras dos rodeios. O trabalho seguiu até o final da tarde com a supervisão técnica de Thiago Orlando e contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), César Hax. Confiante da força do laço nas agendas de disputas equinas do Brasil, o executivo do setor de provas da ABCCC, Eduardo Neto de Azevedo, informou que a associação trabalha para a melhoria constante do Laço na agenda do Cavalo Crioulo. “Temos 14 modalidades e o Laço é a maior. Cada final, sempre nos mostra o que podemos fazer de diferente e estamos sempre buscando melhorar. Esta modalidade é a maior e a que mais movimenta o cavalo no Brasil”.

Duplas
Na disputa de duplas, o Crioulaço premiou a eficiência das armadas de Darci Silveira Simão Júnior, montando Jade da Pavei, e João Victor Medeiros Machado, com CJC Enluarada (box 11). A vitória na Força A veio depois de quase três horas de enfrentamento e poucos erros. A prova encantou o público e encerrou a transmissão diretamente da Arena do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A Final Nacional do Crioulaço 2025 conta com o patrocínio de John Deere, Supra e Mundo do Laço.

Postar um comentário

0 Comentários