A previsão para os próximos dias indica tempo seco na maior parte das regiões do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais isolados. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 02/2025, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (10/01), sábado (11/01) e domingo (12/01): a nebulosidade deve predominar na maior parte do estado devido ao sistema frontal em deslocamento sobre o oceano , com temperaturas mais altas nas regiões oeste e noroeste. Nessas datas, não se descarta a possibilidade de formação de nuvens de chuva e até temporais isolados, isto é, chuvas acompanhadas de trovoadas e relâmpagos de curta duração, principalmente entre as regiões Central e Norte do estado. Entre sábado e domingo, a aproximação de um anticiclone migratório pós-frontal ao estado deverá influenciar as temperaturas, tornando-as mais amenas em comparação aos dias anteriores.
Segunda-feira (13/01) e terça-feira (14/01): o destaque será a atuação persistente de um anticiclone migratório na costa do estado, que favorecerá condições de céu encoberto a parcialmente nublado em todo o território gaúcho. As temperaturas deverão permanecer amenas em todas as regiões, mas tendem a apresentar elevação a partir da terça-feira.
Quarta-feira (15/01): a previsão indica um forte aquecimento das temperaturas no Rio Grande do Sul, devido à mudança na direção dos jatos de baixos níveis, que passarão a atuar sobre o estado.
O prognóstico para a próxima semana indica a possibilidade de chuvas nas regiões Central e Norte do Estado, com volumes previstos de até 20 mm. No litoral, poderão ocorrer chuvas isoladas de baixa intensidade ao longo do período.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/
0 Comentários