Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Entomológica, realizou a instalação de 32 armadilhas para mosquitos no bairro Acelino Flores e na região da Boa Parada.

 

Instalação Ovitrampas

Nesta quarta-feira, 08, a equipe de agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a instalação de 32 armadilhas de oviposição, as chamadas ovitrampas, nos bairros Toribio Veríssimo, Acelino Flores e Boa Parada. Esta é uma nova rodada para que o setor de Vigilância em Saúde do município continue monitoramento das ações de controle de mosquitos das espécies Aedes aegypti e Aedes albopictus.



 

As armadilhas estão sendo instaladas no domicílio, de acordo com a utilização do mapa do município. A estratégia consiste em instalar a cada 300 metros um recipiente, com a autorização do proprietário da residência. Com a ovitrampa instalada, após cinco dias para contagem dos ovos, repetindo a ação uma vez ao mês nos mesmos pontos.




 

A ovitrampa é constituída de um recipiente de plástico na cor preta e na boca é colocada uma palheta de madeira aglomerada (Eucatex®), de tamanho 15cm por 2,5cm. Esta palheta é presa com um clip, o lado áspero fica voltado para o centro da armadilha, onde ocorre a postura dos ovos pelas fêmeas.




 

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, justifica a implantação desta estratégia de controle entomológico para identificar o índice de infestação de ovos do mosquito e planejar ações preventivas no combate do mosquito da dengue, e das demais doenças de arboviroses. As ovitrampas são utilizadas para monitorar a densidade das populações de vetores e avaliar o impacto das estratégias de controle vetorial.




Postar um comentário

0 Comentários