O Grande Desfile de Natal Cleiton Thiele/SerraPress |
Cidade permanece decorada até o dia 19 de janeiro.
A programação do 39º Natal Luz de Gramado vai se encaminhando para o final. Nesta semana acontecem as últimas apresentações dos principais espetáculos: Nativitaten, dias 9 e 11 (quinta e sábado), e O Grande Desfile de Natal, dias 8, 10 e 12 (quarta, sexta e domingo) finalizando os shows da temporada. A Vila de Natal, localizada na Praça das Etnias, também encerra as atividades no dia 12.
Os ingressos para os últimos shows estão com 50% de desconto na compra pelo site oficial do evento - www.natalluzdegramado.com.br -, e o desconto é aplicado automaticamente. O Nativitaten é apresentado no Serra Park, enquanto O Grande Desfile de Natal, acontece na Rua dos Arcos (Av. das Hortênsias) no centro da cidade.
Decoração até 19 de janeiro - Mesmo com o fim dos espetáculos no dia 12, Gramado seguirá com o clima natalino decorando os principais pontos da cidade e acolhendo os visitantes até o dia 19 de janeiro, quando todas as atividades do 39° Natal Luz são finalizadas.
Bradesco Cultura divulga conteúdo exclusivo do Natal Luz
Patrocinador do Natal Luz de Gramado há mais de 15 edições, o Bradesco disponibilizou, através da plataforma Bradesco Cultura, um conteúdo especial sobre o evento.
No vídeo, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, conta como o evento surgiu, no ano de 1986 e sua importância para a economia da cidade ao longo dos anos. Além de exibir imagens da decoração natalina em Gramado, o material apresenta uma novidade da edição, que é a maior interação do público do espetáculo Nativitaten através do uso das pulseiras luminosas que mudam de cor conforme os acontecimentos do show. A novidade foi implementada em parceria com o Bradesco.
O conteúdo exclusivo pode ser acessado no: https://cultura.bradesco/
Outra ação especial do Bradesco em Gramado foi o Correio Mágico do Noel, na Praça Major Nicoletti. Nele os visitantes escreveram mensagens um postal de Natal para amigos e familiares, com a entrega posterior feita pelo banco.
Recados de quem mais acredita na magia do Natal
Crianças de escolas públicas de Gramado fazem cartas para o público do Nativitaten
Um elemento afetivo e muito especial esteve entre as novidades do Nativitaten do 39ª Natal Luz de Gramado. Além de inúmeros detalhes visuais e técnicos, um toque simples e humano trouxe ainda mais proximidade entre o espetáculo e o público: a entrega de cartas escritas por crianças de escolas da rede pública da cidade. Nas mensagens, boas-vindas aos turistas, desejos de boas festas e palavras de esperança.
A iniciativa foi uma maneira de trazer o show para mais perto do público e de trazer a comunidade gramadense para dentro do show, segundo o diretor do Nativitaten, Heitor Knorst. “Uma das formas que a gente encontrou foi ter as crianças participando, porque elas têm toda essa magia do Natal”, explica.
O projeto consistiu em conversar com a Secretaria de Educação, buscar escolas do município e compartilhar um vídeo em que o próprio Papai Noel convidava os alunos a escreverem cartas de bons sentimentos. “Depois, nós transformamos essa cartinha num cartão postal, que é um presente que a gente dá para o público, um presente singelo, que as pessoas podem prestigiar com a música que toca no momento da entrega: ela fala de que neste Natal nós possamos amar, que nós possamos dar mais sem ter que comprar”, relata.
Mas a participação dos pequenos não se resumiu a isso. Além da atividade de escrita, os autores das cartas escolhidas foram levados, com suas famílias, para assistir ao espetáculo. Eles também foram levados ao palco do Nativitaten, quando puderam ser os protagonistas, ser recebidos pelo Papai e pela Mamãe Noel e tirar fotos com todas as luzes do cenário acesas. “Nossa intenção foi fazer algo especial, pois eles são os nossos artistas”, relata Knorst. Ainda no pacote de homenagens, esteve uma visita ao camarim, em que todo o elenco aplaudiu as crianças.
Clubes de serviço fazem trabalho voluntário no Natal Luz
Lucro das vendas de lanches e bebidas durante os espetáculos é revertido para projetos sociais de Gramado
Quem compra os alimentos vendidos antes e durante O Grande Desfile de Natal e o Nativitaten, está mais do que adquirindo delícias para acompanhar os dois maiores espetáculos do Natal Luz. Está contribuindo para projetos sociais da cidade. Isso acontece porque todo o trabalho de venda dos itens – pipoca, cachorro-quente, pasteis, água, refrigerante e até vinhos da Serra Gaúcha – é feita pelos chamados Clubes de Serviços, instituições sem fins lucrativos, que trabalham durante todo o evento e, após o seu término, destinam a renda a diversos projetos.
No Nativitaten, a atuação é de três ORBIS Clube: Gramado, Hortênsias e Várzea Grande. São dezenas de voluntários que, após seus expedientes de trabalho regular, ainda dedicam seu tempo à comercialização dos produtos. Orbis, ao contrário do que as pessoas imaginam, não é uma sigla, é uma palavra em latim que significa “globo”, “universo” e “esfera”. Com essa ideia, surgiram os Orbis Clubes, associações civis sem fins econômicos e sem definição política partidária, cujo objetivo é a beneficência de assistência social, congregando pessoas que se organizam sob o lema “companheirismo e trabalho”.
Já no Grande Desfile de Natal, a mobilização voluntária é feita por cerca de 30 pessoas de outras três entidades: Rotary Club de Gramado, Rotary Club Gramado Amizade e Lions. Marília De Franceschi Neto, 61 anos, professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba e terapeuta integrativa, preside o Rotary Gramado e explica que os três clubes trabalham juntos no espetáculo, dividindo as tarefas. Cada clube, por sua vez, tem um coordenador, além dos presidentes e tesoureiros, que formam uma comissão que organiza a participação no evento.
Marília conta que, no 38º Natal Luz (2023/2024), o faturamento foi de R$ 284.506,00, com um lucro de 47%. Os investimentos foram feitos no Banco Ortopédico, no Movimento Comunitário de Combate à Violência (Mocovi), no Hospital de Gramado, na Liga de Combate ao Câncer, em lares de idosos e no apoio às vítimas das enchentes de maio de 2024. Ainda não há dados consolidados sobre os valores deste ano, mas já há uma previsão dos destinos de auxílio: Banco ortopédico, Projeto Vale a Pena Viver, Hospital de Gramado e algumas ações isoladas, como pagamento de exames médicos para pessoas com câncer, ajuda em cirurgias não cobertas pelo SUS ou de emergência que não poderiam esperar pelos prazos da saúde pública.
Ganha-ganha
Marília sustenta que a parceria com a Gramadotur – autarquia municipal responsável pelos eventos públicos – e indiretamente com a prefeitura, é muito importante, porque é um caminho de mão dupla: oferece um serviço necessário aos espetáculos (alimentação) e, ao mesmo tempo, arrecada fundos para ações sociais. “Nosso compromisso com a Gramadotur é que todos os valores arrecadados sejam revertidos para a comunidade”, esclarece. A presidente do Rotary Gramado também pontua que, em vez de um lucro para uma empresa, há uma arrecadação que beneficia o morador, o cidadão do município, principalmente os mais carente: “hoje, é algo essencial para a população, é literalmente a aplicação dos recursos oriundo do Natal Luz em benefício da população”.
“É um período de muito trabalho, mas que rende muitos frutos e realizações para nós”, compartilha. “Como diz um dos lemas do Rotary: ‘o trabalho voluntário mais beneficia a quem faz”, conclui, ao confidenciar que a alegria de ver resultados para a comunidade compensa todo o cansaço de dedicação tão intensa. As vendas pelos Clubes de Serviços seguem até o dia 12 de janeiro, quando se encerram as apresentações do 39º Natal Luz.
Programação dos próximos dias
ATRAÇÕES DIÁRIAS E GRATUITAS: todos os dias, das 9h às 21h, a Vila de Natal recebe visitantes na Praça das Etnias. Lá estão artesãos locais e também a Casa do Papai Noel, aberta diariamente das 14h às 20h. Diariamente também acontece o Acendimento das Luzes às 20h na Rua dos Arcos (Avenida das Hortênsias).
7 de janeiro (terça-feira)
16h: Oly, Despertando a Magia da Bondade - Vila de Natal (Avenida Borges de Medeiros, 1848, Gramado)
18h: Swing and Bells - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
8 de janeiro (quarta-feira)
16h: Uma História de Natal - Vila de Natal (Avenida Borges de Medeiros, 1848, Gramado)
18h: Christmas Carol - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
20h: O Grande Desfile de Natal (Av. das Hortênsias)
9 de janeiro (quinta-feira)
16h: Show de Mágica - Vila de Natal (Avenida Borges de Medeiros, 1848, Gramado)
18h: Coral Vozes de Gramado - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
20h: Nativitaten (Serra Park)
10 de janeiro (sexta-feira)
16h: O Destino Radiante do Nariz Brilhante - Vila de Natal (Avenida Borges de Medeiros, 1848, Gramado)
18h: Evandro Martins - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
20h: O Grande Desfile de Natal (Av. das Hortênsias)
11 de janeiro (sábado)
11h: Maj Duet - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
16h: Oly, Despertando a Magia da Bondade - Vila de Natal (Avenida Borges de Medeiros, 1848, Gramado)
18h: Orquestra de Violões de Gramado - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
20h: Nativitaten (Serra Park)
12 de janeiro (domingo)
11h: Orquestra de Violões de Gramado - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
16h: O Natal de Anelize - Vila de Natal (Avenida Borges de Medeiros, 1848, Gramado)
18h: Christmas - Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30, Gramado)
20h: O Grande Desfile de Natal (Av. das Hortênsias)
39º NATAL LUZ DE GRAMADO
De 24 de outubro de 2024 a 19 de janeiro de 2025
Ingressos, programação e mais informações em: www.natalluzdegramado.com.br
Instagram: @natalluzoficial
Facebook: https://www.facebook.com/
O 39º Natal Luz de Gramado acontece de 24 de outubro de 2024 até 19 de janeiro de 2025 e é apresentado por Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura e Bradesco. Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Stemac Grupos Geradores. A participação Especial é do Governo do Rio Grande do Sul. O copatrocínio é da Coca-Cola. O apoio é da Havan, Vinícola Miolo, Hasam Group, RBT Internet, Sulgás, Kia Brasil, Lugano e GAV Resorts. A hospedagem oficial é da Laghetto. O evento tem como colaboradores a Corsan - nossa natureza movimenta o Rio Grande, Tramontina, Hospital Moinhos de Vento e Cerveza Patagonia - beba com moderação e CVC. O agente cultural é AM Produções. A promoção é da Prefeitura Municipal de Gramado. Financiamento Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização da Gramadotur, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.
0 Comentários