Santa Vitória do Palmar conclui seletiva Morfológica do Cavalo Crioulo para a Expointer

 

Santa Brigida Oracion - Crédito Maurício Vinhas Divulgação

Destaque da exposição realizada no município ficou por conta de égua de criatório de Sant'Ana do Livramento (RS)


Desde sexta-feira, 22 de novembro, a cidade de Santa Vitória do Palmar foi palco de uma das últimas oportunidades para os candidatos garantirem sua vaga na Morfologia da Expointer 2025. A seletiva Passaporte de Primavera, promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Pedro Arício de Souza, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), escolheu os melhores exemplares para a Final Seletiva do ciclo, que acontecerá na Arena do Cavalo Crioulo, durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).


A seletiva foi a penúltima da temporada 2024 e contou com a participação de 53 animais de galpão, cinco nas categorias a campo, além dos exemplares da Exposição Incentivo. A supervisão técnica do evento ficou a cargo de Rodrigo Rodrigues Teixeira, técnico especializado no Cavalo Crioulo, que coordenou todas as etapas. A organização das filas foi responsabilidade do jurado principal Mário dos Santos Suñe, com o apoio de Marcelo Florian Campos, jurado auxiliar, que avaliou os animais com potencial para se tornarem futuros destaques morfológicos da raça.
Ô de Casa do Mako - Crédito Maurício Vinhas Divulgação



Após o encerramento da Exposição Incentivo, foi a vez dos exemplares marcados se apresentarem na pista do Parque de Eventos Dr. Flor Amaral. Sob a coordenação do jurado Mário dos Santos Suñe, foram organizadas as filas que definiram os quatro melhores garanhões e as quatro melhores ventres que estarão na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio. O jurado responsável pela avaliação dos animais marcados, Mario dos Santos Suñe, se mostrou satisfeito com o número e a qualidade dos animais que avaliou. “Uma exposição com nível homogêneo de animais, premiamos bons animais que poderão fazer bonito na Expointer 2025", reforçou.

"Ela é muito Mimosa”, assim o cabanheiro responsável pelo cuidado da Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça, Rafael Suñe se referiu a égua Santa Brígida Oracion. A fila das fêmeas foi puxada pela zaina salina bragada que se destacou desde sua entrada na pista na manhã de sexta-feira. A fêmea chamou a atenção do jurado pelo seu conjunto harmônico: "Destaque para a zaina, uma égua muito elegante, com boa cabeça e orelhas, excelente paleta, uma linha superior firme e de aprumos corretos", detalhou Suñe. A exemplar, que já havia participado da Expointer em 2022, garantiu seu retorno à Arena do Cavalo Crioulo.

O final de semana foi marcante também para a Cabanha do Mako, importante criatório de São Lourenço do Sul (RS). Além de garantir o título de Melhor Exemplar da Exposição Incentivo, o criatório conquistou também o título de Grande Campeão na categoria Machos. Ô de Casa do Mako chega na Morfologia Expointer pelo segundo ano consecutivo, também é o “Mimoso” de Liniker da Silva, cabanheiro que conduz a preparação do garanhão. “Tchê ele é o meu mimoso, foi ele que me levou ano passado e agora vamos de novo” ressaltou empolgado o jovem profissional.

O "cuiudo" já havia impressionado os jurados quando entrou sozinho na categoria Cavalo Menor e manteve a regularidade e a excelência em sua apresentação no Campeonato e Grande Campeonato. “Um cavalo que se apresentou muito bem, tanto encilhado quanto a cabresto. Elegante, chama atenção por sua frente expressiva e por seus bons e fáceis andares”, descreveu Mário dos Santos Suñe, justificando sua escolha pelo zaino.

Confira a classificação

FÊMEAS

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã
SANTA BRÍGIDA ORACION
CRIADOR E EXPOSITOR: JOSÉ THOMAZ LARRATEA ARDUVINO E FILHOS, ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA BRÍGIDA, SANT'ANA DO LIVRAMENTO (RS)

Reservada Grande Campeã
VÁRZEA GRANDE ATACAMA
CRIADOR E EXPOSITOR: LUCIANO AMARAL PATELLA, ESTABELECIMENTO: AGROPECUÁRIA VÁRZEA GRANDE, SANTA VITÓRIA DO PALMAR (RS)

Terceira Melhor Fêmea e Campeã Égua Menor
GAP OLÍVIA
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES, EXPOSITOR: JOSÉ VALMIR SILVEIRA D AVILA, ESTABELECIMENTO: CABANHA JLV, SANTA MARGARIDA DO SUL (RS)

Quarta Melhor Fêmea
GALEGA DE QUARACI
CRIADOR E EXPOSITOR: ROSALIE TAVARES NEGRINI JONES, ESTABELECIMENTO: CABANHA QUARACI, SANTA CRUZ DO SUL (RS)

MACHOS

Grande Campeão
Ô DE CASA DO MAKO
CRIADOR E EXPOSITOR: AGROPECUÁRIA DO MAKO LTDA, ESTABELECIMENTO: CABANHA DO MAKO, SÃO LOURENÇO DO SUL (RS)

Reservado Grande Campeão
RE UM NOBRE
CRIADOR: EVALDO FRANCISCO DA ROSA, EXPOSITOR: JOSÉ VALMIR SILVEIRA D AVILA, ESTABELECIMENTO: CABANHA JLV, SANTA MARGARIDA DO SUL (RS)

Terceiro Melhor Macho
GUANABARA ZARAGOZA-TE
CRIADOR E EXPOSITOR: LUIZ CARLOS DA SILVA CARVALHO JUNIOR, ESTABELECIMENTO: CABANHA GUANABARA, RIO GRANDE (RS)

Quarto Melhor Macho
ULTIMATO DON PABLO
CRIADOR: PABLO BREA WINCKLER, EXPOSITOR: MARCIAL DOMINGOS CORREIA TERRA, ESTABELECIMENTO: CABANHA TARUMÃ, TUPANCIRETÃ (RS)

Fotos: Maurício Vinhas/Divulgação
Texto: Liege Pereira Barcelos/ABCCC

--
Participe do nosso grupo de WhatsApp para receber as pautas no seu celular. Clique aqui e entre no grupo.

Postar um comentário

0 Comentários