Fotos: Michel Sanderi |
Missão Cidade Educadora levará cinco estudantes da rede municipal de ensino para a Bélgica em 2025
O prefeito Pedro Almeida divulgou nesta quarta-feira (6) o destino da próxima Missão Cidade Educadora, uma iniciativa do Município que promove o intercâmbio cultural e o aprendizado de boas práticas em educação ao redor do mundo. Cinco alunos da rede municipal, que estão participando durante todo o ano de um processo de seleção, irão embarcar para o continente europeu em 2025.
Com a escolha de Bruxelas, na Bélgica, como destino proposto para a próxima edição, espera-se fortalecer ainda mais o compromisso de Passo Fundo com uma educação que valoriza a diversidade cultural e o papel das cidades no desenvolvimento integral de seus cidadãos. A missão à Bélgica pode oferecer uma nova perspectiva de políticas públicas em um ambiente multicultural, assim como o contato com as práticas de cidade educadora desta importante cidade do cenário global. Os nomes dos alunos vencedores serão divulgados no final deste mês, durante o Festival de Ciência, Inovação e Tecnologia da Rede Municipal (FECIT).
Durante a apresentação sobre a missão, o prefeito Pedro Almeida, destacou o impacto positivo da iniciativa na formação dos estudantes e o compromisso do município com a educação de qualidade. "O que fazemos pela educação é uma garantia de aprendizado e evolução constante. A Missão é uma experiência que mostra aos nossos jovens, na educação, um recurso poderoso para enfrentar os desafios do futuro e conquistar o mundo”, ressaltou o prefeito.
Ele também enfatizou os esforços da gestão para proporcionar melhores condições aos professores e diretores, mencionando o maior pacote de obras da história da cidade, com melhorias nas 76 escolas de Passo Fundo. Além dos investimentos em infraestrutura, o prefeito reforçou o compromisso com o ensino integral e destacou a criação do 14º e 15º salários como uma iniciativa para valorizar os professores. "Queremos avançar nos próximos anos nesse incentivo e valorização. Sabemos das limitações, mas a educação é uma prioridade para que Passo Fundo continue a crescer e oferecer mais qualidade para a nossa comunidade.”
De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a missão, parte do programa de internacionalização da educação básica da Prefeitura Municipal de Passo Fundo, tem como objetivo proporcionar uma experiência de estudo, imersão e intercâmbio cultural internacional através da visita a cidades educadoras no mundo inteiro. “Esta rede reúne municípios comprometidos com o desenvolvimento de políticas públicas que integram a educação em todos os aspectos da vida urbana. Uma cidade que, para além de suas funções tradicionais, reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes”, declara Teixeira.
O Secretário ressalta que a escolha de Bruxelas para a Missão Cidade Educadora 2025 se destaca pela diversidade cultural e excelência em educação. Como sede da União Europeia e da OTAN, a cidade promove práticas inovadoras e cidadania ativa, tornando-a um local ideal para explorar modelos de Educação do Futuro e inspirar Passo Fundo.
Seleção dos alunos
A seleção dos alunos para a Missão Cidade Educadora é baseada em critérios que valorizam o desempenho escolar e o engajamento em atividades educacionais e comunitárias. Inicialmente, a Secretaria de Educação avalia o histórico acadêmico dos candidatos, priorizando aqueles com excelência escolar e interesse em programas de intercâmbio cultural. Em seguida, os alunos participam de um processo seletivo interno, que inclui entrevistas e avaliações de habilidades interpessoais, capacidade de adaptação cultural e interesse em compartilhar as experiências adquiridas na missão ao retornarem a Passo Fundo. Esse processo de seleção, que abrange todos os alunos dos 7ºs anos, contribuiu para uma melhora média de 11% na aprendizagem de nossa rede nos últimos 3 anos, com um impacto ainda mais expressivo de 36% no 8º ano.
Destinos anteriores
Em 2023, a missão teve como destino a cidade de Barcelona, na Espanha, conhecida por sua estrutura educacional avançada e por iniciativas focadas na educação para a cidadania e a sustentabilidade. Barcelona é uma das cidades fundadoras da Associação Internacional de Cidades Educadoras e serve como um exemplo de referência para outras cidades que buscam integrar a educação em suas políticas públicas.
Já em 2024, o destino foi a cidade de Genebra, na Suíça, onde os representantes de Passo Fundo tiveram a oportunidade de conhecer de perto projetos que visam a educação inovadora e sustentável, além de políticas públicas orientadas ao desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e participativa. A Suíça se destaca por seu IDH, seu sistema educacional de alta qualidade e por seu compromisso com a integração de valores cívicos e ambientais na formação dos estudantes.
0 Comentários