Cruz Alta recebe o II Encontro Municipal de Justiça Restaurativa

 


O Núcleo de Justiça Restaurativa de Cruz Alta promove nesta quarta-feira, 06, o II Encontro Municipal de Justiça Restaurativa. A atividade será realizada no Auditório da OAB Cruz Alta, como parte da Semana da Justiça Restaurativa (SJR).

A Programação tem como objetivo promover e fortalecer a cultura de paz em Cruz Alta, ampliando o diálogo sobre práticas de Justiça Restaurativa na comunidade.

Confira a programação:

  • 13h30 – Cerimônia de Abertura
  • 14h – Painel com Carla Grahl, servidora do TRF4 e instrutora em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz.
  • 15h45 – Coffee Break
  • 16h – Panorama das Práticas do Núcleo JR
  • 16h45 – Momento Cultural
  • 17h – Encerramento

As inscrições podem ser realizadas através do link:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_G74mFeLk43m2oQn872LLai5uSJeMyuXo7YG_2sHuZPEJRg/viewform?usp=sf_link 

Segundo a coordenadora do NJR, Liege Suptitz, "O encontro é uma oportunidade de ampliar o conhecimento sobre práticas restaurativas e fortalecer as ações em prol de uma comunidade mais unida e pacífica”, diz.

A Semana da Justiça Restaurativa (SJR) é um movimento internacional realizado na terceira semana de novembro em vários países, como Canadá, Nova Zelândia e África do Sul, além de diversas comunidades e instituições no Brasil.

No Brasil, o mês de novembro é reconhecido como o Mês da Justiça Restaurativa, período em que ocorrem movimentos, seminários e encontros voltados para a promoção da Justiça Restaurativa em várias esferas.

O Programa Municipal Cruz Alta da Paz, desenvolvido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, tem intensificado suas ações na comunidade cruz-altense, especialmente junto à rede de educação e assistência social.


ATIVIDADES DO NÚCLEO EM 2024

Em 2024, as atividades seguem em crescimento. Entre janeiro e outubro, foram realizados 114 Círculos de Construção de Paz, beneficiando aproximadamente 2.000 pessoas em 29 instituições, com foco em saúde mental, habilidades socioemocionais e prevenção de violências. Destacam-se também os 16 Procedimentos Restaurativos de maior complexidade, com casos oriundos do Judiciário.

Em março, o TJRS ofereceu formação avançada para facilitadores, enquanto em maio, o Programa Municipal Cruz Alta da Paz realizou a primeira formação de facilitadores de círculos, agregando servidores públicos ao núcleo. No mesmo ano, o núcleo participou de cursos de formação, como o de Kay Pranis, em Santo Ângelo, e recebeu a visita do NUPEMEC-JR/POA.

Hoje, o Núcleo JR conta com 28 facilitadores que seguem em contínua qualificação por meio de cursos e encontros temáticos, aprimorando ainda mais a qualidade do trabalho.


--
Coordenadoria de Comunicação e Cerimonial 

Postar um comentário

0 Comentários