Ceflor 83 anos |
O Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (Ceflor), localizado em Santa Maria, celebra em 2024 seus 83 anos de existência. Sua história e contribuições para a pesquisa agropecuária gaúcha serão abordados na próxima edição do "Chimarrão com Inovação", que ocorre nesta sexta-feira (08/11), às 10 horas, com transmissão gratuita pelo canal do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi).
A pesquisadora Rosana Matos de Morais falará sobre o histórico do centro de pesquisa, que foi inaugurado em 1941 para desenvolver a silvicultura no Rio Grande do Sul. Foram implantados bosques de espécies exóticas e nativas da Mata Atlântica, que eram utilizados para coleta de sementes, testes de progênies e diversas pesquisas relacionadas às florestas plantadas.
"Atualmente, o Centro continua norteado pela pesquisa florestal, mas também conta com outras linhas, tais como: microbiologia agrícola, plantas de cobertura, forrageiras e bioativas, produção animal, controle biológico e sensoriamento remoto", lista Rosana.
O Ceflor mantém um viveiro de espécies florestais nativas e um banco de germoplasma único no estado, que abriga sementes de mais de 100 espécies, utilizadas na pesquisa, reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Chimarrão com Inovação – Ceflor: 83 anos de história
Data: 8 de novembro, sexta-feira
Horário: 10h
0 Comentários