Segredos da Pecan leva dicas essenciais a quem deseja ingressar na pecanicultura

Live Investimentos Pecan - Crédito Divulgação


Agrônomo da Emater foi o convidado do sexto episódio transmitido ao vivo no canal do IBPecan no YouTube

As primeiras informações para implementação de um pomar de nogueira pecan foram tema da live Segredos da Pecan, transmitida na quarta-feira, 30 de outubro, no canal do YouTube do Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan). Para falar sobre o assunto, foi convidado o engenheiro agrônomo da Emater de Cachoeira do Sul, Luciano Mazuim. O apresentador foi o produtor e diretor do IBPecan, Lailor Garcia.

 



Mazuim iniciou sua apresentação falando sobre as informações básicas que devem ser conhecidas pelo agricultor. Isso inclui clima, solo, topografia, espaçamento e escolha de cultivares. Ressaltou, contudo, que por muito tempo era dito que a cultura da pecan seria a aposentadoria para algum interessado. “Mas é uma cultura que precisa ser bem tratada para dar bons resultados”, explicou.

A temperatura da região onde o produtor quer se instalar é um dos pontos delicados quando se fala em pecanicultura. Mazuim lembrou que a pecan requer temperaturas mais baixas de 7.2 graus por cerca de 400 horas por ano. Se não for o caso, um profissional especializado consegue estudar a variação em que possa incluir a cultura. “Lembrando que nós estamos falando de uma cultura onde as árvores são caducas, perdem as folhas durante o inverno, no começo da primavera começa a parte de brotação, emissão de folhas e crescimento radicular para depois vir a parte de floração, formação de frutos, etc. Então nessa estação de crescimento, o ideal são temperaturas de 24 a 30 graus Celsius”, detalhou o engenheiro.

Na sequência, o tema da apresentação foi o solo, desde sua característica química e sua declividade. Mazuim lembrou que é preciso ter condições de entrar com maquinário no pomar. Já Lailor Garcia, disse que a correção do solo em área total só pode ser feita antes do plantio. “Algumas correções serão feitas de forma pontuais e superficiais, mas revolver e corrigir profundamente, só antes do plantio”, destacou.

Pensando em culturas coadjuvantes, como o feijão e até mesmo a integração lavoura pecuária, o engenheiro indicou que o espaçamento entre as mudas deve ser 12mX12m. “Tendo os devidos cuidados, fazendo o cercamento necessário, é possível ainda ter criação de gado e ovelha junto com o pomar, aproveitando este espaçamento um pouco maior, e lembrando que no momento que estas árvores estiverem com porte maior, também servem muito bem para o sombreamento para o gado e para a ovelha”, orientou. Ao falar sobre cultivares a serem plantadas, Luciano Mazuim fez um alerta: adquirir mudas apenas de viveiros certificados. Já Lailor Garcia recomendou que seja feito um bom plano de negócio antes de iniciar o plantio. “Isto que vai te ajudar a escolher a melhor variedade”, contou.

A transmissão do sexto episódio de Segredos da Pecan, bem como de episódios anteriores, pode ser conferida no canal do IBPecan no You Tube. No canal também estão disponíveis outros vídeos relacionados à pecan.

Foto: Divulgação

Texto: Ieda Risco/AgroEffective 

Postar um comentário

0 Comentários