Programação na Praça Erico Veríssimo destaca a importância da alimentação

 


Na tarde desta quarta-feira, 16, uma programação especial marcou o Dia Mundial da Alimentação em Cruz Alta. O 1º Encontro em Comemoração ao Dia Mundial da Alimentação foi organizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) e pela Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (ASCAR), com apoio da Prefeitura de Cruz Alta, através das Secretarias de Desenvolvimento Social, Agricultura e Bem-Estar Animal, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, além do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA).

O evento teve como principal objetivo promover atividades relacionadas à data. A abertura oficial contou com a presença de Delmar Fonseca, Secretário de Desenvolvimento Social; João Augusto Telles, Secretário de Agricultura e Bem-Estar Animal; Julio Parise, supervisor da microrregião da Emater de Cruz Alta; Rosita Heringer, extensionista da Emater/RS-ASCAR; Auri Martins, presidente do Banco de Alimentos, entre outras autoridades, imprensa local e comunidade.

Representantes das entidades que integram o COMSEA também participaram, incluindo o Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Unicruz, Super SUL, Banco de Alimentos, UAMCA, UERGS e Cáritas Diocesana de Cruz Alta, com diversas atividades ao longo da tarde.

Além disso, expositores da agricultura familiar e o projeto Horta Comunitária, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, marcaram presença comercializando seus produtos.

Durante a tarde, foram abordados temas como a troca de sementes, mudas e ramas, além de dicas sobre hortas e alimentação saudável. O evento também contou com uma apresentação sobre meliponicultura, realizada pelo Grupo Jataí de Cruz Alta. O Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA), a Secretaria de Agricultura e Bem-Estar Animal, e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) também participaram. A equipe do Banco de Alimentos e do Lions Clube Cruz Alta estiveram presentes arrecadando doações de alimentos.

Julio Parise, supervisor da microrregião da Emater de Cruz Alta, destacou a importância de valorizar os produtores: "Este dia também é dedicado a homenagear os produtores de alimentos. Nosso agradecimento vai a todos eles. A Emater estará sempre ao lado do produtor rural e da agricultura familiar."

João Augusto Telles, Secretário de Agricultura e Bem-Estar Animal, ressaltou a necessidade de evitar o desperdício de alimentos: "É fundamental cuidarmos do desperdício em todas as etapas, desde a produção até o transporte, assegurando que os alimentos cheguem à mesa de forma adequada. O SENAC oferece cursos incríveis que ensinam a criar receitas criativas com ingredientes que muitas vezes seriam descartados, contribuindo para a redução do desperdício e promovendo uma alimentação mais sustentável."

O Secretário de Desenvolvimento Social, Delmar Fonseca, agradeceu à Emater pela realização do evento: "Quero parabenizar a equipe da Emater, que trabalha incansavelmente para buscar parcerias e tornar este evento possível, sempre destacando a importância da alimentação e da agricultura familiar."

A extensionista Rosita Heringer também reforçou a relevância do encontro: "Nosso objetivo foi promover a segurança alimentar, mostrar o potencial da produção de alimentos realizada pelos agricultores e estimular o consumo de alimentos produzidos localmente, seguros e saudáveis."

















Fotos e texto: 
Daniel Paulus - Jornalista 0019879/RS

Postar um comentário

0 Comentários