Seminário ocorreu na Arena do Conhecimento, no Parque da Associação Rural de Lavras do Sul (RS)
Antonio da Luz - Crédito Genaro Guerra Divulgação |
A programação da segunda edição do Universo Pecuária prosseguiu na tarde desta quarta-feira, 30 de outubro, com o Seminário Gestão Rural, promovido pelo Senar RS. Os temas abordados na Arena do Conhecimento, no Parque do Sindicato Rural de Lavras do Sul, foram: Gestão Financeira no Agro: “A Importância da Gestão no Processo Decisório”, painel conduzido pelo economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Antônio da Luz.
Outro tema foi “Imposto de Renda e Seus Impactos na Atividade Rural - com Márcio Rodolfo Zimmermann, da Potencial Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda. “Gestão para Máxima Eficiência Econômica na Propriedade Rural” com os painelistas Flávio Cazarolli, da Foco Rural Consultoria e Treinamentos Ltda. e o Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar -RS), Eduardo Condorelli.
O economista Antônio da Luz destacou que eficiência produtiva não significa necessariamente eficiência de gestão. O economista ressaltou que uma empresa pode ter ótimos resultados de produtividade, mas se não cuidar da gestão financeira como, por exemplo, não monitorar adequadamente o fluxo de caixa, o balanço entre ativos e passivos, poderá gastar de forma inadequada focando na produtividade mas comprometendo o resultado financeiro.
Na mesma linha, os painelistas Flávio Cazarolli e Eduardo Condorelli, mostraram dados que reforçaram a importância da correta gestão em um negócio. Cazarolli falou sobre máximas eficiências econômica e produtiva, e discorreu aspectos a serem considerados para uma gestão financeira aplicada.
Condorelli alertou inicialmente que o produtor rural muitas vezes coloca a paixão na frente da razão, devido às características do negócio, onde a propriedade também é a casa da família, ao contrário de outros tipos de empresas. “A atividade deve ser encarada como negócio da porteira para fora e como despesa da porteira para dentro”, sugeriu. Condorelli indicou como principais pilares para um bom negócio planejamento de médio e longo prazo, diluição de riscos, busca constante por eficiência econômica e obrigação de retorno ao capital investido.
Zimmermann alertou que o agronegócio nos últimos 50 anos tornou-se uma atividade extremamente profissional e que as gestões financeira, tributária e de pessoas tornaram-se fundamentais, além de questões trabalhistas e normas reguladoras surgidas nos últimos anos referentes à atividade do campo. O especialista sugeriu neste sentido que o produtor rural tenha assessoria contábil no sentido de não ser pego de surpresa pela fiscalização tributária cada vez mais rigorosa. Na sequência ocorreu um espaço para perguntas da platéia aos quatro painelistas que foi moderado pelo diretor técnico do Senar RS, Cláudio Rocha.
O Universo Pecuária é uma realização do Sindicato Rural de Lavras do Sul, com a correalização da Cotrisul, Prefeitura de Lavras do Sul, Sebrae RS, Senar RS e Farsul, com projeto e execução da SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios. O patrocínio é de Núcleo de Produtores de Terneiros de Corte de Lavras do Sul, CEEE Equatorial, Caixa, Banco do Brasil, Banrisul, Badesul, BRDE e Sicredi. Mais informações sobre a programação podem ser conferidas no site www.universopecuaria.com.br.
Foto: Genaro Guerra/Divulgação
Texto: Artur Chagas/AgroEffective
0 Comentários