Feira do Livro em Passo Fundo se destaca com vale-livro e oferece programação diversificada nesta segunda-feira

 

Fotos: Michel Sanderi

A 36ª Feira do Livro de Passo Fundo, que faz parte do Festival da Leitura, teve uma segunda-feira (21), repleta de atrações culturais e literárias para todas as idades. O evento não apenas oferece uma rica programação, mas também reforça o incentivo à leitura através do Vale-Livro, um projeto da Prefeitura que tem como objetivo fortalecer o hábito da leitura entre os alunos da rede pública municipal.


O Vale-Livro, que concede R$ 40 a cada estudante da rede municipal, pode ser trocado por obras literárias diretamente na feira. O projeto faz parte do programa Bora Lê, lançado em 2022, que inclui visitas de livreiros às escolas e ações que envolvem a comunidade, promovendo o acesso à leitura. Essa iniciativa já impactou positivamente milhares de crianças e suas famílias, fortalecendo o vínculo com a literatura.


A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, destacou a importância do vale-livro. “Esta ação já beneficia milhares de estudantes. O vale-livro é uma excelente ferramenta para aproximar os jovens dos livros e incentivar a leitura desde cedo. Isso fortalece o hábito e amplia o conhecimento. Ele ainda alivia aquela família cujo orçamento muitas vezes não permite a compra de um livro e aquela criança que compra um livro tem também a possibilidade de emprestá-lo a outras crianças, ou seja, é uma engrenagem a favor da Leitura”, afirmou.



Entre os alunos que aproveitaram a oportunidade, Antony, da EMEI Padre Pergentino Dalmagro, adquiriu seu livro com o vale-livro. “Apesar de eu gostar mais de ler anime, eu escolhi o livro Pépe, o Burrinho, de David Araújo. A história é sobre um burrinho que gosta muito de trabalhar e fica feliz em ajudar as pessoas”, contou Antony, animado com sua nova leitura.


A programação da feira nesta segunda-feira começou logo cedo, às 9h, com a abertura realizada por Roger Castro no palco principal. Entre os destaques estiveram as apresentações de contação de histórias às 10h45, que têm atraído o público infantil e fundamental, e as oficinas no Instituto Histórico de Passo Fundo, voltadas para os amantes da fotografia.
A programação da feira ainda inclui lançamentos de livros e palestras que ocorrem ao longo do dia, fechando com uma Palestra Show às 19h30 com Duca Leindecker.

Além da vasta oferta de atividades, a feira tem sido um momento crucial para as crianças trocarem seus vales-livro, exercendo seu direito de escolha em relação à literatura e expandindo o acesso a novas obras.

Postar um comentário

0 Comentários