Os próximos dias no Rio Grande do Sul serão marcados pelo retorno das chuvas, seguido de
tempo firme na maioria das regiões durante o final de semana. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 43/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Sexta-feira (25/10): o deslocamento da frente fria associada ao ciclone extratropical sobre o Rio Grande do Sul ainda manterá possibilidades para a ocorrência de chuva, com intensidade variando de fraca a moderada, no Litoral Norte e parte da Serra Gaúcha. O tempo deverá seguir instável, com nebulosidade, na maior parte das regiões e temperaturas sofrendo um leve declínio no decorrer do dia.
Sábado (26/10): com a passagem da frente fria do dia anterior, o anticiclone migratório ingressará sobre o estado durante a madrugada. Por conta disso, esse sistema atuará inibindo a formação de chuva, exceto sobre as regiões Sul, Campanha e parte da Região Metropolitana onde haverá a probabilidade para a ocorrência de nevoeiro ou precipitação de intensidade fraca em função da umidade oceânica transportada pelos ventos de quadrante sul. O tempo deverá se estabilizar na maioria das regiões e as temperaturas sofrerão um declínio gradual ao longo de todo o dia.
Domingo (27/10): a mesma configuração atmosférica deverá se repetir, em função do lento deslocamento do anticiclone sobre o Rio Grande do Sul; porém, sem probabilidades para a ocorrência de precipitação. O tempo deverá ser estável e com poucas nuvens, marcado pelo retorno do sol e temperaturas agradáveis no decorrer do dia.
Segunda-feira (28/10): apesar do anticiclone migratório se deslocar para o oceano, o tempo se manterá estável na maioria das regiões até o período da tarde, quando um cavado em superfície deverá se formar entre o Paraguai e o litoral gaúcho, criando condições para a ocorrência de precipitação, de intensidade variando de fraca a moderada, nas regiões Norte, Planalto, Campos de Cima da Serra e parte da Serra Gaúcha. Em função disso, as temperaturas deverão ter uma pequena elevação, o que deixará o tempo agradável ao longo do dia.
Terça-feira (29/10): a mesma configuração atmosférica do último dia é esperada, com o cavado em superfície se inclinando em direção à Santa Catarina. Por esse motivo, o tempo deverá ser instável em partes das regiões das Missões, Noroeste e Litoral Norte, onde poderão ocorrer nevoeiro ou precipitação de intensidade fraca. Na maioria das regiões, a tendência é de tempo estável, com temperaturas agradáveis no transcurso do dia.
Quarta-feira (30/10): apesar do mesmo cenário se repetir, a tendência do tempo é de estabilidade, sem probabilidades para a ocorrência de precipitação na maioria das regiões, com temperaturas em elevação, principalmente nas regiões das Missões, Noroeste e Norte.
Para os próximos sete dias, são esperadas chuvas em volumes moderados, podendo chegar a forte em algumas regiões. O prognóstico indica chuvas em volumes de 30 a 100 mm nas regiões da Campanha, partes das áreas Centrais, Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra, Campos de Cima da Serra e Norte do estado.
O boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Acompanhe todas as publicações agrometeorológicas da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/ agrometeorologia.
0 Comentários