35ª Oktoberfest de Igrejinha reúne mais de 5 mil crianças e celebra Bicentenário da Imigração Alemã nesta ùltima quarta-feira (16)

 

Fotos: Cleiton Miguel

Durante o dia, Kindertag recebeu crianças de diversas cidades da região. À noite, festa celebrou o Bicentenário da Imigração Alemã e homenageou os presidentes das 35 edições


 


Proporcionar a vivência da cultura germânica para diferentes públicos é um dos objetivos da Oktoberfest de Igrejinha. Seguindo a programação especial da 35ª edição para os dias da semana, nesta quarta-feira (16), mais de 5 mil crianças de diferentes idades e cidades da região se divertiram no Kindertag, a Oktoberfest Infantil, no Parque de Eventos Almiro Grings.


 


Com entrada franca durante todo o dia, as crianças foram recepcionadas pelos abraços dos bonecos símbolos da festa – Hans e Hannah. A programação trouxe apresentações artísticas, culturais e folclóricas para a criançada, que também curtiu os brinquedos infláveis e o parque de diversões. O dia foi embalado por muita música, com o DJ Muka e as bandinhas típicas itinerantes Macega Show e Real Madrid. Além disso, as brincadeiras de palhaços e personagens entreterem os pequenos, junto com diversas atrações, como: RoboXX Entretenimentos, Paranóia Produções, Companhia Re Tri Circo e a presença do Corpo de Bombeiros com a tirolesa.


 


A secretária de Educação de Igrejinha, Cristiane Veridiana Martin, explicou que esse é um dia muito aguardado pelas crianças e a Educação do Município. “Oferecemos aqui uma oportunidade para os pequenos criarem gosto pelas tradições germânicas e pela festa. É um momento que foi pensado para que eles se divirtam e que possamos resgatar a cultura alemã”, explicou.


 


A programação foi destinada a toda a rede de ensino da região, incluindo escolas municipais, estaduais e particulares. Além de Igrejinha, estiveram presentes escolas de Osório, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Parobé, Três Coroas, Taquara e Nova Hartz. De acordo com a secretária, além das crianças que vieram com as escolas, o que chamou a atenção neste ano foi a quantidade de famílias que prestigiaram o Kindertag. “Muitas pessoas estão vindo conhecer a festa e quando chegam aqui descobrem que é o dia destinado às crianças e acabam ficando para aproveitar”, contou Cristiane.


 


Os representantes oficiais das crianças nesta edição, o Bubchen Lasley Schwarz Michaelsen e a Mädchen Catarina Wolff foram os anfitriões do dia e aproveitaram para se divertir com as atrações e o parque de diversões. “Senti várias emoções inexplicáveis e estou sem palavras para definir esse dia”, relatou Catarina. “Fui em vários brinquedos, encontrei meus amigos e me diverti muito”, compartilhou. Lasley também aproveitou o dia para brincar com as outras crianças. “O brinquedo que eu mais gosto no parque é o carrinho bate-bate”, revelou.


 


Festa celebra Bicentenário da Imigração Alemã e homenageia presidentes


Marcando o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, os 60 anos de Igrejinha e as 35 edições da festa, na noite desta quarta-feira (16), a associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) promoveu uma celebração. O momento contou com a participação especial da banda Hunsrücker Blasmusik da Alemanha, além de apresentações do grupo de Danças Folclóricas Alemãs Kirchleinburg.


 


Na oportunidade, o presidente da 35ª Oktoberfest de Igrejinha, Egon Wallauer, refletiu sobre a importância da imigração alemã na cidade, estado e país. “O fato de nossos antepassados terem deixado sua terra natal para vir desbravar essas matas, muitas vezes hostis, é algo que nos molda até hoje. Isso está no nosso DNA. Foi uma contribuição significativa para a construção da identidade cultural, social e econômica do nosso país”, avaliou. Além de costumes e tradições, Wallauer destacou que os imigrantes trouxeram consigo habilidades e conhecimentos que enriquecem a agricultura, a indústria e a educação do Brasil até hoje, tornando-se exemplos de desenvolvimento e prosperidade. “A imigração alemã é um fenômeno que mudou e continua a mudar a nossa sociedade. A contribuição dos imigrantes alemães é um exemplo claro de como a diversidade é uma força vital para o nosso progresso”, complementou.


 


Entre autoridades que prestigiaram o evento estava o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger. “Igrejinha é uma das joias desse bicentenário”, enfatizou. O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, por sua vez, enalteceu o significado desse marco para o município. “Temos motivos para comemorar, pois Igrejinha não seria o que é sem a presença da colonização alemã. E nos alegra muito ter nosso município como uma das cidades que representa essa comemoração”, acrescentou.


 



A celebração ainda apresentou três painéis pintados à mão, fazendo alusão a cada uma das datas celebradas em 2024: as 35 edições da Oktoberfest; os 60 anos de Igrejinha; e o Bicentenário da Imigração Alemã. Além disso, na ocasião, Daniela Schmit apresentou o pré-lançamento do livro “35ª Oktoberfest Igrejinha: uma linda história, uma grande festa”, que conta a trajetória da festa de outubro que acontece na Capital Estadual do Voluntariado. Na sequência, a Amifest homenageou todos os presidentes das 35 edições da Oktoberfest de Igrejinha de forma nominal, finalizando as celebrações da noite.






Postar um comentário

0 Comentários