3ª edição do Festeatro acontece nesta quinta-feira



 A Prefeitura de Cruz Alta, através das Secretarias de Cidadania e Educação, em parceria com o Grupo Teatral Máschara, realizará a 3ª edição do Festeatro. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de outubro, na Casa da Cultura Justino Martins, com a participação de cerca de 150 crianças da rede pública de ensino.

No dia 16 de outubro, será realizado o ensaio geral das escolas, e no dia 17, a partir das 8h30, acontecerá a abertura oficial do evento, com diversas apresentações ao longo do dia.



Confira a programação completa:

  • 8h30 – Abertura do 3º Festeatro – Festival de Teatro de Cruz Alta - Especial Teatro na Escola.
  • 9h – Peça: Entre Pijamas e Contos
  • 9h30 – Peça: A Menina Tropeira
  • 10h – Peça: Circo do Nanquinot
  • 10h30 – Peça: Grãozinhos de Esperança
  • 11h – Peça: No Tempo Encantado das Estações
  • 11h30 – Bate-papo com encenadores e avaliadores do 3º Festeatro
  • 13h40 – Peça: Correspondência
  • 14h – Peça: Um Certo Rodrigo
  • 14h30 – Peça: Entre o Lajeado e a Cruz
  • 15h – Peça: Brincadeiras e Faz de Conta
  • 15h30 – Peça: O Cerco
  • 16h – Peça: Chico
  • 16h30 – Peça: O Rapto das Mudinhas de Trigo
  • 17h – Peça: O Casarão dos Gatos
  • 17h30 – Bate-papo com encenadores e avaliadores do 3º Festeatro
  • 19h – Peça: Os Contos do Vovô Erico
  • 20h – Premiação: Entrega de reconhecimento e certificados de conclusão do Projeto Dia D Teatro - 2024.

Conheça os avaliadores:

  • Airton de OliveiraBacharel em Interpretação Teatral pela UFRGS, com pós-graduação em Arquitetura e Cenografia na UniRitter. Ator, diretor, cenógrafo, figurinista e produtor cultural, Airton possui diversos Prêmios Açorianos e Tibicuera. Há mais de vinte anos, atua como jurado em festivais de teatro no interior do estado. É proprietário da Telúrica Produções e integrante da Cia de Teatro Vento Minuano, além de ser representante no Rio Grande do Sul do CBTIJ - Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude.
  • Douglas Pereira: Ator, professor, diretor e produtor cultural, Douglas ministra aulas de teatro desde 2016 e hoje conta com quase 100 alunos, divididos em turmas de crianças a adultos, em projetos na cidade de Uruguaiana/RS. Desde 2013, é diretor da Cia de Teatro, Dança e Circo Clandestinos. Atua também em projetos cinematográficos como “O Segredo da Segunda Casa” (2024) e “O Estranho de Asas Enormes” (2024). Ele iniciou sua carreira em 2007 com a atriz e diretora Márcia Guterres, e possui diversos prêmios em festivais de teatro estaduais, nacionais e internacionais. Hoje dirige a Vivenda das Artes, Núcleo de Ensino Teatral, e é proponente do CENA LIVRE - Festival Internacional de Teatro Uruguaianense.
  • Romeu WaierProdutor cultural e professor de teatro em Panambi/RS e região, Romeu é formado em Produção Cultural pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Licenciatura em Artes. Ele tem experiência em projetos culturais aprovados via leis de incentivo, através de sua empresa RW Produções, como “Uma Odisseia Feminina” e “Frida e Fritz - Um Casal Muito Legal”. Ministra aulas de teatro no Instituto Federal Farroupilha Panambi e na Associação Atlética Banco do Brasil de Panambi. Desde 2019, coordena o Grupo Teatral Vemevê, promovendo intervenções artísticas e culturais. Também atuou como diretor criativo no projeto “Encanto um Conto”, financiado pela LAB.

Na noite de quinta-feira, 17 de outubro, a partir das 20h, ocorrerá a cerimônia de premiação das melhores peças. Segundo Renato Casagrande, um dos diretores do Grupo Máschara, a grande novidade deste ano é a 1ª Mostra Regional de Esquetes Teatrais. "Esquetes são peças curtas, com duração de 15 a 25 minutos, que possuem começo, meio e fim, narrando uma história", explica o diretor. Ele destaca que a Mostra Regional está aberta a grupos e companhias de Cruz Alta e região, com espetáculos sendo apresentados ao longo do dia.

Outra inovação deste ano é que o vencedor do Festeatro, no dia 16, terá a oportunidade de competir com grupos amadores e profissionais no dia 17. A comissão avaliadora será composta por Airton de Oliveira (Porto Alegre), Douglas Pereira (Uruguaiana) e Romeu Waier (Panambi), todos atores, diretores e incentivadores do teatro na educação.

As escolas municipais Arthur Moreira, 18 de Agosto, Amado Lacroix, Castelo Branco, Getúlio Vargas, Gabriel Annes, Maria Gessi, Ildo Meneghe, Frederico Baiocchi, Francisco Puppo, Toríbio Verissimo e Antônio Serra receberam dois instrutores cada, todos atores do Grupo Máschara. Esses instrutores estão trabalhando com os alunos em sala de aula, preparando-os para o grande dia.

Durante a cerimônia de premiação, na noite do dia 17 de outubro, será apresentada a peça "Contos do Vovô Erico". Serão entregues troféus nas categorias: Melhor Trabalho, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Produção, Melhor Encenador, Melhor Aparato Cênico e Melhor Professor Orientador, além de outras premiações, como medalhas e certificados.

A 3ª edição do Festeatro conta com o patrocínio do Hotel da Cuia, Oftalmodonto Clínica, Ópticas Orion, Ponto do Livro, Restaurante Tabuão e Caroline Christ Numerologia.

 

Fonte: Grupo Máschara

Jornalista Daniel Paulus MTB 0019879/RS

Postar um comentário

0 Comentários