Sanduíches de queijo disparam, mas, as sobremesas caem

 

Foto:Pixabay

Tendências – Os produtos lácteos são produtos de base para a maioria dos consumidores, a tal ponto que, muitos não hesitam em consumi-los, ao contrário de outras categorias que os consumidores são mais cautelosos em relação às suas necessidades e exigência. 


No entanto, a crise do custo das famílias significa que, em média, os consumidores estão agora cozinhando receitas mais simples com menos ingredientes em um esforço de gastar menos. Esse é o desafio para os lácteos, que são geralmente utilizados em receitas com mais ingredientes, resultando em diminuição do consumo de produtos lácteos nessas ocasiões, no último ano.

O consumo total de produtos lácteos de leite de vaca diminuiu 6% em relação ao mesmo período de 2020, em decorrência da redução do orçamento familiar (Kantar, semana 52 encerrada em 12 de maio de 2024). Também, a maioria da população britânica consome leite de vaca (91%) e a importância dos produtos lácteos na preparação de comidas é evidente, já que são encontrados produtos lácteos em 43% de todas as comidas (semana 52 encerrada em 12 de maio de 2024). Então. O que impulsiona o uso de produtos lácteos?

Durante o dia

Leite é a maior categoria dos lácteos quando avaliada em volume e impulsiona o uso total de lácteos durante todo o dia. De acordo com o Kantar, chá e cereais são as principais categorias de utilização de leite (semana 52 encerrada em 12 de maio de 2024) representando 40,5% e 27,1% das ocasiões de consumo do leite, respectivamente, acompanhadas de perto pelo café (24,7%). Ao contrário do leite com café que aumentou seu percentual em comparação com 2020, o uso no chá e com cereais está atualmente, ligeiramente em queda em relação a 2020, levando ao declínio global do leite e, consequentemente, do total de produtos lácteos consumidos ao longo do dia, especialmente no café da manhã.

As próximas categorias presentes em mais ocasiões são: queijo e manteiga, 24% e 15%, respectivamente, ambos com predomínio durante os lanches. Enquanto a utilização do queijo nos lanches permaneceu estável, a manteiga subiu 1,4% na comparação com o mesmo período de 2020. Ambas as categorias também registraram crescimento em jantares, no decorrer do período.

Perfil dos consumidores de lácteos

Enquanto certas categorias lácteas são apreciadas pelos consumidores para certos pratos, as características demográficas dos consumidores têm um papel igualmente importante. A tendência principal é que as famílias tenham mais ocasiões de consumir queijo fresco e beber iogurte do que o consumidor médio, pois essas categorias são populares entre as crianças. O grupo pré-família também tem mais ocasiões de guloseimas na forma de queijo e creme, enquanto grupos demográficos mais velhos são mais propensos a consumir categorias básicas de laticínios, especialmente manteiga. Além disso, a parcela do consumo de laticínios aumenta com a idade. Os consumidores com mais de 65 anos consomem quase o dobro de lácteos em relação às pessoas da faixa etária anterior, de 55 a 64 anos.   Fonte: AHDB – Tradução livre: www.terraviva.com.br    

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