O governo do Estado divulgou, nesta quarta-feira (7/8), as dez empresas que ganharam o Selo EmFrente, Mulher em 2024. O reconhecimento, criado pela Lei 15.916/2022, é concedido a corporações socialmente responsáveis que desenvolvem programas, projetos e ações de forma sistemática e contínua em favor da valorização das mulheres e do enfrentamento da violência de gênero.
O selo é uma iniciativa do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – EmFrente, Mulher, que completa, nesta quarta, quatro anos de trabalho com diversos projetos sendo desenvolvidos na área. O comitê é ligado ao Gabinete do Governador como parte do Programa RS Seguro, e é formado por representantes de órgãos do Executivo, do Ministério Público e do Judiciário, além da sociedade civil.
O objetivo da ação é aumentar o engajamento das empresas na defesa dos direitos da mulher e no combate à violência e à desigualdade de gênero. Para isso, são firmadas parcerias com o empresariado visando, por meio de uma cultura de conscientização dentro das corporações, à intensificação do respeito à mulher nas relações de trabalho.
Até o momento, 23 empresas receberam o selo, sendo 13 delas em 2023 e dez neste ano. A validade é de dois anos, com possibilidade de renovação. As inscrições para a certificação são abertas anualmente – sempre em março, Mês da Mulher.
No final de agosto, será realizado um evento para a entrega simbólica do selo para as dez empresas que o receberam nesta edição.
Empresas vencedoras do Selo EmFrente, Mulher 2024
- Fundação Universidade de Caxias do Sul
- Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
- Confeitaria Zona Sul Ltda
- Método Consultoria Empresarial Sociedade Simples Ltda
- Moras e Aranalde Soluções Ambientais Ltda – Me
- Construtora Acpo Ltda
- Tecnova Soluções Ltda
- Joana Darc Maria Bueno dos Santos
- Carolina Ramires de Oliveira
- Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – Jucisrs
Sobre o Comitê
O Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – EmFrente, Mulher foi criado pelo Decreto Estadual 55.430/2020 e tem como objetivo central fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência e promover uma mudança de cultura, que valorize a proteção da mulher na sociedade em todas as suas formas.
Texto: Elisângela Veiga/Ascom RS Seguro
Edição: Felipe Borges/Secom
0 Comentários