Foto: Divulgação/Seapi |
A data era 20 de julho de 2020. No município de Pinheiro Machado, nascia o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) com a instalação da primeira estação meteorológica. Nesses quatro anos, houve o adensamento da rede de estações. “Hoje temos 83 instaladas em 80 municípios em pleno funcionamento e com a devida manutenção”, destaca o coordenador do Simagro-RS e meteorologista Flávio Varone.
Conforme ele, a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul nunca teve uma rede tão robusta de observação meteorológica. “E, principalmente, o desenvolvimento de produtos do setor agropecuário. Iniciamos do zero e hoje temos inúmeros produtos. É um projeto inédito no Brasil, não existe nada parecido. E para o setor é um grande ganho”, comemora Varone.
Ele conta que o projeto iniciou com 14 estações da extinta Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), sendo que só seis funcionavam. “E atualmente são 83 em pleno funcionamento. A ideia é passar de 100 estações instaladas até o final de 2024”, projeta. “As chuvas do ano passado e a enchente de maio deste ano atrasaram um pouco nossos planos”.
Para um futuro breve, o objetivo é buscar parceiros, tanto para o desenvolvimento de produtos novos, quanto para a ampliação da rede. “Existem várias cooperativas e associações, além de propriedades rurais, que têm redes de estações. Queremos trazê-las para o Simagro-RS para aumentar ainda mais a nossa capacidade de monitoramento dentro do Rio Grande do Sul”, comenta o meteorologista.
Sobre o Simagro
O Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) visa ao monitoramento climático no Rio Grande do Sul, com a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazo no setor agropecuário do Estado.
As estações meteorológicas automáticas instaladas para adensamento da rede de sensores existente no Estado são utilizadas no monitoramento climático e no uso correto de produtos fitossanitários. O Simagro-RS também conta com modelos de tempo e clima, onde são gerados produtos agrometeorológicos para todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul.
O Sistema disponibiliza os produtos gerados pelo modelo meteorológico com resolução de 25 quilômetros, que proporciona previsões para um cenário de até 15 dias. O modelo regional anterior, com resolução de 3 quilômetros e previsão de índices agroclimáticos para um horizonte para cinco dias, está sendo substituído por um de 1 quilômetro para sete dias.
O projeto tem a finalidade de estabelecer uma relação de proximidade com o setor agropecuário do Rio Grande do Sul, onde a Seapi fornece a estação, e o produtor entra com uma estrutura para fixação do equipamento e internet para envio dos dados coletados. O produtor/parceiro acessa os dados da sua propriedade num aplicativo gratuito, e as informações de todas as estações são disponibilizadas no site simagro.rs.gov.br.
Saiba mais sobre o Simagro-RS: https://www.
Texto: Darlene Silveira
0 Comentários