Jogos Coloniais da Fenavinho traz à tona a união dos distritos

 

Título deste ano da competição promovida pela Fenavinho ficou com a comunidade de Faria Lemos

Em um ano em que as chuvas levaram destruição ao interior, os distritos de Bento Gonçalves cumpriram de forma mais acintosa ainda o que eles fazem desde a primeira edição da Fenavinho, em 1967: integração. Mesmo disputando individualmente as finais dos Jogos Coloniais da 19ª Fenavinho, os distritos comungaram o espírito solidário de estarem juntos, celebrando o legado imigrante do trabalho como fórmula para superar as adversidades.

Foi reverenciando isso que o distrito de Faria Lemos, um dos mais afetados pelos adventos climáticos de maio, foi anunciado como o vencedor dos Jogos Coloniais da 19ª Fenavinho após as provas disputadas na tarde de 20 de julho, durante a programação da festa, que ocorre em concomitância a 32ª ExpoBento.

Ao todo, R$ 8 mil foram distribuídos como premiação entre nove entidades Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Angelo Chiamolera, Escolas de Ensino Fundamental Ângelo Salton, Floriano Peixoto, São Valentim e Senador Salgado Filho; Anjos Unidos, Associação Caminhos de Pedra, Escola Lóris Antônio Paquali Reali e para a Associação Vale dos Vinhedos.

 

Como foi a final

A finalíssima dos jogos foi disputada no gramado em frente ao Parque de Eventos. Os competidores participaram das provas de Arremesso de Queijo, Corrida de Carriola, Corrida de Barrica, Competição de Bígoli, Cabo de Guerra, Debulhar Milho, Revezamento de Salame com obstáculo e Tastavin (taça e garrafão). A prova de Mini 48 foi disputada à parte e não integrou a pontuação final dos jogos, assim como o Desfile Cultural. O corso, neste ano, homenageou a resiliência dos distritos diante da crise climática. A performance na Via del Vino, portanto, não somou pontos para definir o campeão dos jogos, como nos anos anteriores.

Envolvidos com as disputas meses antes mesmo de elas começarem, em abril, Vanessa Torresan e Guilherme Dal Piva, integrantes da pasta dos Jogos Coloniais testemunharam todo o empenho e o esforço dos distritos para suplantar o evento climático de maio que devastou o interior, especialmente Faria Lemos e Tuiuty. "Nossa vontade de comemorar deu lugar a uma necessidade muito grande de encontrar forças para nos reerguermos e recomeçarmos. E foi isso que fizemos. Nós nos unimos em uma grande corrente de esperança e decidimos seguir em frente. Desistir, jamais, essa é a nossa essência", reforçou Vanessa.

Eles lembraram, também, da união que mobilizou as comunidades para realizar o Desfile Cultural, na Via del Vino. A demonstração do orgulho em ser colono do interior que desfila pelo centro conta pontos para definir o campeão dos jogos, mas neste ano foi diferente. O desfile foi uma grande homenagem aos distritos e aos voluntários que acudiram a população impactada. "O desfile mostrou para todos a força da nossa união, mostrou como o engajamento e como o voluntariado são capazes de fazer a diferença e que nosso interior vai se reerguer e voltar a ser magnifico", disse Dal Pìva.

Por isso, o encerramento dos jogos é tão simbólico, especialmente neste ano, inspirado naqueles que são o motivo da existência da competição, os imigrantes. "Estamos encerrando os jogos com uma certeza: somos todos vencedores. Parabéns, a cada um de vocês, pelo exemplo de força, de garra e de determinação. Parabéns aos distritos por estarem juntos, mais unidos do que nunca, enfrentando de mãos dadas tudo aquilo pelo que passamos", disse Dal Piva. "Vocês são a essência da Fenavinho. Obrigado! Viva os distritos! Viva os Jogos Coloniais! Viva a Fenavinho!", continuou Vanessa.

Para o presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Carlos Lazzari, os jogos representam a alegria dos colonizadores do município, responsáveis por plantar as bases econômicas da cidade. "Vocês representam a força e o trabalho do interior a partir dos saberes herdados de nossos imigrantes e fazem dos jogos uma homenagem a esse legado", disse o presidente da entidade promotora da festa e da feira.


Postar um comentário

0 Comentários