Dentro da programação do XVI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, uma das atrações é a Exposição de Bonecas, que começa nesta segunda-feira (15) no Bella Città Shopping e vai até o dia 20 de agosto. A mostra estará aberta ao público diariamente, das 10h às 22h, no terceiro andar.
A exposição tem a curadoria do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e conta com o apoio, na montagem, do Instituto Histórico de Passo Fundo e da professora Mariane Loch.
Conforme a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, a exposição de bonecas é um dos muitos eventos que fazem parte do XVI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, um encontro de culturas que promete agitar a cidade e trazer muita alegria e aprendizado para todos os participantes. “A tradição de exibir bonecas no festival começou com a professora Orfelina Vieira Mello, que teve a ideia de pedir a cada grupo de folclore convidado para o Festival que trouxesse uma boneca representativa de seu país ou estado. Com o passar dos anos, essa prática se consolidou, e o acervo de bonecas passou a ser uma parte querida e significativa do festival”, declara Miriê.
O acervo, atualmente sob a responsabilidade do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, é um testemunho vibrante da diversidade cultural que o Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo celebra. “As bonecas do festival tornaram-se uma história de memória e carinho e uma prática da qual o festival, desde que a professora Orfelina teve essa brilhante ideia, nunca mais abriu mão. Assim, construiu-se esse acervo maravilhoso que mostra não só a tradição dos países e estados do Brasil que participam do festival, mas também tornou-se parte da própria história do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo", comenta o secretária.
XVI Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo
O XVI Festival Internacional de Folclore ocorrerá de 09 a 17 de agosto. Este ano, o festival reunirá 15 grupos de folclore de diversas partes do Brasil e do mundo, incluindo países da América do Sul, América do Norte e Europa. Uma das novidades desta edição é a ampliação da descentralização das apresentações, que ocorrerão em dez bairros da cidade, além do CTG Lalau Miranda, sede principal do evento. Em 2022, ela ocorreu em quatro bairros
Além das apresentações de dança e música, o festival incluirá desfiles no centro da cidade, oficinas culturais e uma missa folclórica, entre outras atividades. Os ingressos para os espetáculos noturnos no CTG Lalau Miranda estarão disponíveis a partir do dia 05 de agosto, com preços acessíveis para garantir que toda a comunidade possa participar.
Programação do Festival
Abertura: 09 de agosto, 19h30, CTG Lalau Miranda
Apresentações Noturnas: 10 a 16 de agosto, 19h30, CTG Lalau Miranda
Apresentações Diurnas para Escolas: 12 a 16 de agosto, manhã e tarde, CTG Lalau Miranda
Apresentações nos Bairros: 12 a 16 de agosto, 9h e 14h, em 10 bairros diferentes
Desfiles no Centro: 10 de agosto, 10h30, e 14 de agosto, 16h, Rua Morom
Oficinas Culturais: 10 de agosto, à tarde, e todas as noites
Missa Folclórica: 11 de agosto, 10h30, Catedral
Encerramento: 17 de agosto, 19h30, CTG Lalau Miranda
0 Comentários