Daer inicia trabalhos para implantar Comitê de Equidade

 Iniciativa inédita no Executivo estadual prevê a criação de políticas para promoção da diversidade e igualdade de oportunidades



Neste mês, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), autarquia vinculada à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), iniciou a criação de um Comitê de Equidade. O projeto é inédito no âmbito da administração pública direta e indireta do Executivo estadual, e conta com o apoio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Em reunião realizada na autarquia com integrantes do Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 7431, o diretor-geral Luciano Faustino explicou as diretrizes do projeto que terá como foco a proposição de mecanismos para incentivar a participação de segmentos com menor representatividade nos cargos de chefia e assessoramento, bem como na seleção de estagiários.

O objetivo é promover a equidade com base nos critérios de gênero, raça, etnia e das pessoas com deficiência. Dessa forma, o órgão visa à adequação das práticas internas aos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Estamos alinhados com o governo do Estado para construir um novo Daer, que prevê a reestruturação de quadros, funções e carreiras. No processo, vamos também protagonizar esse projeto inovador e condizente com leis infraconstitucionais, resoluções, recomendações e demais instrumentos legais que orientam a criação e consolidação de políticas públicas voltadas para a erradicação de todas as formas de discriminação”, observa o dirigente.

Censo institucional

O cronograma de trabalhos prevê inicialmente a realização de encontros de formação nos próximos meses e a preparação de um censo que será realizado entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. “A proposta é mapear a composição do quadro e a ocupação de cargos, levando em consideração uma série de características que serão cruzadas com as informações obtidas na aplicação de questionários junto aos servidores e estagiários”, detalha Faustino.

Os resultados serão divulgados em quatro meses: março (Mês da Mulher), junho (Mês do Orgulho LGBTQIAPN+), novembro (Mês da Consciência Negra) e dezembro (Mês da Pessoa com Deficiência). Os meses são definidos em função de datas comemorativas relacionadas aos grupos que serão o objeto da pesquisa e das ações futuras do Comitê de Equidade do Daer.

Texto: Susana Goerck/Ascom Daer
Edição: Secom

Postar um comentário

0 Comentários