O programa “Educativos Sedac em Rede”, iniciativa da Secretaria da Cultura (Sedac), promoverá lives no YouTube com especialistas das áreas de cultura, educação e psicologia. O objetivo é compartilhar experiências e conhecimentos úteis para voluntários que queiram propor atividades educativas e culturais a pessoas em situação de abrigo. A primeira edição terá encontros na quinta (23/5) e na sexta-feira (24/5).
Oferecendo orientações e boas práticas para voluntários atuantes em abrigos, as lives abordarão os desafios práticos e emocionais envolvidos no acolhimento de pessoas em vulnerabilidade, por meio de psicólogas, arteterapeutas, educadoras e participantes de oficinas culturais. Além disso, os encontros destacarão a importância de atividades culturais (oficinas, sessões de cinema, leituras de livros e audições coletivas de música) na promoção de acolhimento frente à situação traumática.
O diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto, destacou a importância do programa. “A proposta baseia-se na premissa de que essas iniciativas não só fornecem uma saída para a expressão e o processamento de emoções, como também estabelecem um ambiente de apoio e de comunidade fundamental para o bem-estar emocional e psicológico dos residentes do abrigo”.
Como sugestão de ações práticas, será oferecida para download uma cartilha com ideias de oficinas criadas pelos setores educativos das instituições da Sedac, em parceria com o Instituto de Leitura Quindim e o Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana (IPSSCH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os participantes dos encontros on-line que responderem o formulário de presença receberão uma certificação. Cada encontro terá 1h30, totalizando 3h de duração.
Temas abordados
O segundo encontro tratará sobre “A importância de atividades culturais em momentos de catástrofe”. A temática será apresentada por meio de tópicos como: exemplos de práticas educativas e de experimentação artística que podem ser conduzidas em contextos de abrigo e sugestões de temas, materiais e metodologias de aplicação de atividades culturais.
Participarão da atividade Mariah Pinheiro (arte-educadora e arteterapeuta em formação), Clarissa Ferreira (musicista e professora de música da Universidade Federal de Pelotas), Volnei Canônica (presidente do Instituto de Leitura Quindim) e Aline Luz (contadora de histórias).
Serviço
O quê: Educativos Sedac em Rede – 1ª edição
Quando: quinta (23/5) e sexta-feira (24/5), das 19h às 20h30
Onde: Canal do YouTube da Sedac
Texto: Douglas Carvalho/Ascom Sedac
Edição: Camila Cargnelutti/Secom RS
0 Comentários