Municipários mantêm decisão de deflagrar greve nesta quarta

Municipários mantêm decisão de deflagrar greve nesta quarta

Apesar dos avanços nas negociações, categoria quer substituição do PL Efeito Cascata
Paralisação dos servidores de Porto Alegre está previsto para amanhã | Foto: Bibiana Borba / Rádio Guaíba / Especial / CP
Paralisação dos servidores de Porto Alegre está previsto para amanhã | Foto: Bibiana Borba / Rádio Guaíba / Especial / CP
Apesar de a Prefeitura de Porto Alegre ter apresentado avanços para a negociação, os municipários decidiram nesta terça-feira manter a decisão de deflagrar greve a partir da meia-noite desta quarta-feira. 

Em reunião nessa manhã, o vice-prefeito Sebastião Melo fixou três parcelas para a reposição da inflação: a primeira ainda neste mês e as seguintes em dezembro e março. O vale-refeição sofreria reajuste integral, dos 8,17%, de imediato. Melo também sinalizou com a possível retirada do projeto de lei (PL) do Executivo para corrigir o Efeito Cascata, embora se mostre resistente em aceitar substituí-lo. Servidores querem PL elaborado por eles. “Se a retirada for fundamental para encerrar a greve na sexta-feira, admitimos essa possibilidade”, disse o vice-prefeito.

Os representantes do Sindicato Municipários de Porto Alegre (Simpa) consideraram alguns pontos positivos, mas só devem reavaliar a greve em assembleia da categoria na sexta-feira. Antes, um novo encontro com o vice-prefeito está previsto para a quinta-feira à tarde. De acordo com a diretora de comunicação da entidade, Carmen Padilha, a Prefeitura já havia indicado a retirada do PL em março, mas o texto segue tramitando até agora. Os municipários exigem que a mudança da legislação, cobrada pelo Judiciário, não ocasione perdas salariais.

O Simpa garante que os serviços essenciais no município serão mantidos por, ao menos, 30% dos funcionários. As aulas, no entanto, devem ser suspensas na maioria das cerca de cem escolas municipais. A adesão esperada é de mais da metade dos cerca de 18 mil trabalhadores. As manifestações devem se concentrar no entorno do Paço Municipal, no Centro Histórico, a partir do início da manhã desta quarta-feira.

Postar um comentário

0 Comentários