FONTE:R7
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta quinta (15) a lista dos filmes indicados aos prêmios de melhor documentário de longa-metragem e curta-metragem do Oscar 2015. O documentário O Sal da Terra, sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, é um dos cinco finalistas. O longa-metragem tem direção do alemão Win Wenders e do brasileiro Juliano Salgado, filho do fotógrafo.
O Sal da Terra recebeu o prêmio especial da seção "Um Certo Olhar" do Festival de Cannes em 2014. Sua primeira exibição no Brasil ocorreu na abertura do Festival do Rio 2014.
Esta é a terceira vez que Wim Wenders concorre ao Oscar. Embora tenha uma celebrada carreira como diretor de ficção (Paris, Texas, Asas do Desejo...), curiosamente as outras duas indicações ao prêmio também são relativas a documentários: Pina (2011) e Buena Vista Social Club (1999).
Veja o trailer de O Sal da Terra:
Os outros finalistas são:
CitizenFour, de Laura Poitras, Mathilde Bonnefoy e Dirk Wilutzky.
Finding Vivian Maier, de John Maloof e Charlie Siskel.
Last Days in Vietnam, de Rory Kennedy e Keven McAlester.
Virunga, de Orlando von Einsiedel e Joanna Natasegara.
CitizenFour trata do vazamento de segredos dos Estados Unidos por Edward Snowden e é um dos mais citados pelos especialistas para levar o prêmio. Veja o trailer:
Curtas-metragens
Estes são os cinco curtas-metragens que concorrem ao Oscar 2015 de melhor documentário:
Crisis Hotline: Veterans Press 1, de Ellen Goosenberg Kent e Dana Perry.
Joanna, de Aneta Kopacz.
Our Curse, de Tomasz Śliwiński e Maciej Ślesicki.
The Reaper (La Parka), de Gabriel Serra Arguello.
White Earth, de J. Christian Jensen.
0 Comentários