Entenda como funciona a UPA de Cruz Alta

 Entenda como funciona a UPA de Cruz Alta

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Instalada a menos de um mês a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – gera algumas dúvidas dos cidadãos sobre seu funcionamento. Já que se trata de um serviço novo oferecido no município entre as dúvidas estão: qual unidade procurar na hora de uma emergência, pois existem distinções no atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na UPA 24h.
De acordo com a enfermeira Tamara Lorenzon, a população se deparou com uma nova estrutura no atendimento médico de urgência e emergência que vem acompanhada de uma mudança na forma de acolhimento e na classificação de risco, dando origem a algumas dúvidas.
Durante os 22 dias de atendimento entre 15 de dezembro e 6 de janeiro, foram realizados uma média de 50 a 70 atendimentos por turno, ou seja, a cada seis horas.  Desses atendimentos 95% não é de emergência, ou seja, a maioria dos casos resulta das classificações verde e azul que são de baixa prioridade e que podem ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde.
A enfermeira explica que os problemas de saúde mais comuns e os exames de rotina devem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde que estão preparadas para o atendimento e dependendo da necessidade o paciente é encaminhado à UPA. “É importante que as pessoas utilizem as Unidades de Saúde próximas de suas residências que funcionam das 8h ao meio dia e das 13h30min às 17h30min e assim consigam ser atendidos com mais agilidade, já que na UPA temos prioridades de atendimento para casos de emergência”, enfatiza a enfermeira.

Como funciona o atendimento na UPA
Na UPA o paciente é atendido na recepção onde preenche a ficha de atendimento. Em seguida é encaminhado à triagem e passa a aguardar a consulta com o médico plantonista. Já casos de emergência podem ser encaminhados pela lateral da UPA, diretamente à sala de emergência com ambulância ou carro particular. O tempo de espera para a consulta depende da prioridade através de quatro cores: vermelho, emergência (casos de emergência com risco de morte: parada cardiorrespiratória, infarto, ataque hipovolêmico, politrauma entre outros); amarelo, urgência prioridade I (trauma moderado ou leve, queimaduras menores, dor abdominal, convulsão, cefaleia, idosos ou grávidas sintomáticas, etc); verde, urgência prioridade II (dor abdominal difusa, cefaleia menor, doença psiquiátrica, diarreia, etc) e azul, urgência prioridade III de menor complexidade. Se tratando de um caso de emergência o paciente é estabilizado pelo clínico geral ficando em observação, mas não interna, o que não excede as que 24 horas na UPA. Dependendo do estado de saúde, ele é encaminhado a uma unidade de internação (hospital).
Os atendimentos serão feitos de acordo com a prioridade, nas seguintes médias de espera, 0 para emergência, 10 minutos, 120 minutos e 240 minutos para urgências sendo que o tempo de espera máximo de um paciente é de 4 horas.
– A população precisa compreender que a UPA é um serviço novo e assim como os cidadãos, nós profissionais também estamos nos adaptando a essa nova proposta – enfatiza a enfermeira.
A Unidade de Pronto Atendimento de Cruz Alta é classificada de Porte I, contando com sete leitos. O funcionamento da unidade custará aproximadamente R$ 750 mil por mês, destes valores aproximadamente R$ 300 mil serão custeados pelo Governo Estadual e Federal, restando ao município o valor complementar de R$ 450 mil.
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Diferença entre emergência e urgência
Emergência é todo caso em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato. Alguns exemplos de emergências são a parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos que podem levar a danos irreversíveis e até ao óbito.
Urgência é uma situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento.  São exemplos de urgência: dores abdominais agudas e cólicas renais.

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