Emater/RS-Ascar encerra atividades do Programa Brasil Sem Miséria em São Pedro das Missões

Emater/RS-Ascar encerra atividades do Programa Brasil Sem Miséria em São Pedro das Missões

Após dois anos de intensas atividades com 49 famílias de agricultores beneficiários do Programa Brasil Sem Miséria, a Emater/RS-Ascar encerrou quarta-feira (26/11) essa etapa de trabalhos, reunindo o grupo para avaliar as ações desenvolvidas durante este período. O encontro aconteceu no pavilhão da Igreja Católica, em São Pedro das Missões.

No encerramento foram resgatados alguns dos trabalhos realizados e os resultados obtidos pelas famílias beneficiárias. Entre os projetos produtivos desenvolvidos com as famílias beneficiárias destacou-se a construção de hortas domésticas, estufas e sistemas de irrigação, construção de galinheiros, aquisição de animais, ordenhadeiras, máquinas para panificados e máquinas para produção de vassouras. 

Para a extensionista da área social da Emater/RS-Ascar, Andriele Taciane Wansing, através dos diagnósticos realizados com as famílias foram elaborados os projetos produtivos, visando à produção de alimentos para subsistência e a possibilidade de geração de renda para essas famílias.

Durante os dois anos do programa inúmeras capacitações foram realizadas, abordando temáticas diversas. Na olericultura foram dadas instruções para instalação de hortas domésticas, uso de adubação, tratos culturais, colheita e processamento de hortaliças. Além disso, atividades como avicultura colonial e bovinocultura de leite foram trabalhadas, destacando a instalação de estrutura, criação de terneira, implantação de pastagem, vacinação dos animais e fabricação de derivados do leite. Cursos de boas práticas de fabricação de panificados e produção de vassouras também foram realizados durante as capacitações.

O prefeito de São Pedro das Missões, Aldoir Vezaro, destacou a parceria entre a Emater/RS-Ascar e as Secretarias Municipais no desenvolvimento de ações com as famílias do meio rural do município, em especial com as famílias em situação de extrema pobreza, durante esses dois anos. Também participaram do encerramento, o vice-prefeito de São Pedro das Missões, Domingos Zandoná, a secretária da Assistência Social, Tânia Vezaro, o secretário da Agricultura, Elcides Brun, o secretário da Educação, Plínio Vezaro, além do comitê gestor do programa no município.

Postar um comentário

0 Comentários