Curso de Biomedicina inova no ensino de Citopatologia com a elaboração de Mapas Virtuais
Com o objetivo de trazer uma abordagem diferenciada no ensino da Citopatologia, os formandos do curso de Biomedicina da Universidade de Cruz Alta participaram na última sexta-feira (28) da elaboração de um Mapa Virtual de Citopatologia Cérvico-Vaginal. De acordo com a professora Janice Zanella, trata-se de um projeto pedagógico que inova ao incentivar o uso de smartphones durante as aulas práticas para captura das imagens microscópicas. Além de interagir com o conteúdo, os acadêmicos contribuem com a elaboração de um atlas de imagens impresso e virtual para ser socializado e compartilhado.
O projeto é desenvolvido com auxílio dos alunos estagiários na habilitação de Citologia Oncótica, que preparam o material didático na seleção prévia de lâminas de estudo previamente selecionadas durante as atividades de estágio supervisionado, efetuam o registro fotográfico, e compilam as imagens em um Atlas de Imagens impresso. O Atlas é posteriormente divulgado na página do curso e no Facebook.
O projeto é desenvolvido com auxílio dos alunos estagiários na habilitação de Citologia Oncótica, que preparam o material didático na seleção prévia de lâminas de estudo previamente selecionadas durante as atividades de estágio supervisionado, efetuam o registro fotográfico, e compilam as imagens em um Atlas de Imagens impresso. O Atlas é posteriormente divulgado na página do curso e no Facebook.
“A cada semestre observa-se vários problemas, pois os alunos chegam à disciplina com dificuldades no manuseio do microscópio e sem saber o que procurar nas lâminas. Na maioria dos laboratórios de ensino, os microscópios disponíveis não permitem a visualização simultânea por mais de um observador dificultando a explicação da localização da estrutura a ser visualizada”, comenta a profª Janice, orientadora da atividade.
O projeto contribui para uma melhor compreensão da disciplina ao permitir a ampliação das imagens de estruturas celulares. A estratégia permite que os graduandos se familiarizem com as imagens provenientes da observação de estruturas microscópicas, facilitando a identificação celular e a construção de um conhecimento contextualizado.
0 Comentários